Tanto o Socialismo, quanto o Comunismo balançaram as estruturas capitalistas de poder. Mas, só isso, dado que usaram apenas as cabeças pensantes e um punhado de grevistas como base.
Entretanto, tais balanços não foram suficientes para provocarem uma queda nas devidas instituições de poder que, por sinal, tendem ao lucro e à continuação da desigualdade social entre os homens.
Para derrubar o Capitalismo, tal como enxergamos na série Mr. Robot, é necessário inverter a arte política de combate, isto é, é necessário jogar como os donos do poder jogam - sujando as mãos! Caso contrário, nenhuma estrutura mudará e nenhuma desigualdade social acabará. Sendo assim, deve-se ceder aos pedidos de Mr. Robot e investir em outros instrumentos de batalha, em outros tipos de greve e noutras posturas frente a mão invisível do capital.
Portanto...
Deve-se investir em armas que possam implodir e não explodir.
Deve-se recorrer ao mundo das programações, não dos cartazes pobres de rua.
Deve-se combater com inteligência, não com megafone medíocre.
Deve-se combater no tete-a-tete, não no roda pé simplista de uma tira de jornal barato.
No entanto e após tais batalhas, surgem as perguntas para nós, os comunistas: "quem depositar no lugar do capitalista? Quais critérios de seleção para tal? Em quais naturezas humanas apostar? Onde iremos encontrar humanos íntegros? E, dependendo de quem encontrarmos, teremos a plena certeza de que não será como na "Revolução dos bichos"?
Nenhum comentário:
Postar um comentário