segunda-feira, 13 de maio de 2013

SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE.

Após ter assistido dois documentários acerca da saúde no Brasil e nos Estados Unidos, minha visão crítica acerca do Brasil serão outras! O primeiro documentário que assisti foi sobre a história da Saúde pública no Brasil. Esse documentário demonstrou como que a história da saúde no Brasil ocorreu desde seus primeiros movimentos até a instalação do SUS-Sistema Único de Saúde em 1990. Há, sem dúvida, muitos problemas em relação à história da saúde e a própria saúde no Brasil. Todavia, espere para ver/ assistir outro documentário, por exemplo, “Sicko”.
O documentário "Sicko" do cineasta e documentarista Michael Moore, é, a meu ver, polémico e intrigante. Intrigante porque demonstra os problemas/ deficiências do Sistema de Saúde da atual potência do mundo: Estados Unidos das Américas. Dentro de uma perspectiva de comparação, há problemas em relação à saúde tanto no Brasil como, também, nos Estados Unidos.
O grande problema no Brasil relacionado à saúde é o péssimo atendimento..., não qualidade de atendimento para quem não paga..., hospitais, às vezes, precários..., cidadãos por todos os lados jogados..., etc. Já nos Estados Unidos, a maioria dos hospitais são belos..., atendimento de "primeiro mundo"..., equipamentos/ materiais superdesenvolvidos..., porém há um problema: para ser atendido é necessário dinheiro; para se instalar nos hospitais americanos, segundo o documentário “Sicko”, é necessário ter dinheiro e muito! Por fim, sem dinheiro o cliente não é atendido.
Problemas e mais problemas. Em qual você gostaria de se encaixar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário